quarta-feira, 25 de abril de 2007,12:15
Que palavra esta, liberdade! O que é que ela nos diz? Neste dia da "Liberdade", comemorado com um feriado para que se faça a necessária reflecção sobre este tema, que 33 anos depois continua tão actual como em 1974.

A Democracia Portuguesa, apesar de já ter atingido a consolidação, teve um crescimento difícil e continua a ter uma evolução dificultada pela corrupção, incompetência e facilitismo da classe dirigente e até de nós próprios. Nós é que votamos neles, nós é que lhes damos a responsabilidade de gerir o nosso futuro. Assim quando não votamos, não fazendo o nosso dever de cidadãos, estamos a deixar que outros decidam por nós.

É com preocupação que vejo este crescente sentimento nacionalista e totalitarista, não só em Portugal, mas também um pouco por todo o mundo. Veja-se o candidato à presidência de França, Nicolas Sarkozy que se for eleito pretende criar um ministério da emigração.

Tal como se diz: "A Democracia é como o casamento. Não é perfeito, mas ainda não foi inventado nada melhor". Será que já não temos noção do que é a liberdade, a fraternidade, a igualdade, para que se queira regressar a estes regimes. Se assim é, para que serve este feriado, para que serve este dia?! É bom ficar a descansar em casa, mas é incómodo pensar naquilo que ele representa!

Tenho no entanto em mim que os portugueses não são nem fascistas, nem xenófobos, tão só gostam de líderes autoritários para descartar a responsabilidade dos sucessos e dos fracassos numa só pessoa. É tão mais fácil. No entanto gostamos de criticar as decisões, queixar-mo-nos de tudo e todos com ou sem razão. Somos autênticos "comentadores de bancada" sempre à espera que apareça um novo "Mourinho" (Desculpem-me esta gíria futebolística).

No entanto para termos uma melhor e mais firme democracia, temos de ser mais participativos, mais activos, mais diligentes, mais responsáveis, mais, mais, mais...
São muitas exigências para um curto espaço de tempo, mas eu acredito...

25 de Abril SEMPRE!!!





 
posted by Carlos
Permalink ¤