segunda-feira, 14 de maio de 2007,23:29
ROMA
Começou hoje na RTP2 a segunda série da magnífica produção da americana HBO e britânica BBC sobre o império romano no tempo de Júlio César e Augusto.

A primeira série corre toda a ascensão e queda de Júlio César, já transmitida antes na RTP2 e começa agora a ser transmitida em Portugal a segunda e provavelmente última série desta obra de ficção. Uma das principais razões para não ter mais séries prende-se com o facto dos elevados custos de produção. Só por isto dá para perceber a grandiosidade da série.

Recorrendo a personagens semi-ficcionados como o centurião Lucius Vorenus e o legionário Titus Pullo e a personagens históricas como Marco António, Octávio, Atia (mãe de Octávio), Cleópatra entre outros que já apareceram na primeira série, esta segunda "dose" de dez episódios começa no final da anterior com o período após a morte de Júlio César, a posterior ascensão de Marco António e Octávio e consolidação de Octávio como o primeiro imperador de Roma, sob o nome de Augusto, após derrotar Marco António e Cleópatra.

Tudo desde a trama histórica, em certos períodos ficcionada (mais nesta segunda série que na primeira, muito mais fiel à História), ao guarda-roupa, à montagem, aos pormenores da sociedade romana da altura, tornam esta série, para mim uma das melhores séries de todos os tempos, assemelhando-se mais a uma película de cinema mas com 10 episódios.

Ao tentar retratar a sociedade romana da altura, chega a ser chocante e provocadora, com cenas de sexo, orgias e mortes a torto e a direito (pois é meus amigos, na realidade a sociedade romana dos anos 40 antes de Cristo era debochada e sem grandes preconceitos morais. A Roma da altura faria corar a Las Vegas de hoje em dia), no entanto também são estes pormenores que dão uma qualidade ímpar à trama.

Aconselho vivamente a verem esta segunda série todas as segundas-feiras na RTP2 por volta das 23:00, ficando a ressalva para as mentes mais susceptíveis.


 
posted by Carlos
Permalink ¤