quinta-feira, 24 de maio de 2007,19:00
As melhores batalhas
Sempre gostei muito de cinema e os tipos de filmes que mais gosto vão desde os épicos, drama, aventura e alguma ficção científica (muito por culpa da Guerra das Estrelas).

Numa altura em que se escolhe os 7 melhores de diversas categorias, devido ao anúncio das 7 novas maravilhas em 7 de Julho de 2007 no GRANDE Estádio da Luz decidi criar eu também uma categoria:


As 7 Melhores
Batalhas do Cinema Épico

1)
Alexander de Oliver Stone

Esta é para mim uma das melhores batalhas do cinema. Apesar do discurso inicial da batalha por parte da personagem de Alexandre não ser dos melhores, o movimento táctico das tropas (mostrando os diferentes flancos e as decisões tácticas de ambos os lados), as várias vistas aéreas da batalha, com toda a sua grandeza, com o excelente pormenor da águia nos dar essa vista torna esta para mim a melhor e mais detalhada batalha filmada. No entanto este filme foi muito depreciado pela crítica americana mas para mim é um dos melhores filmes biográficos e épicos.



2) Gladiador de Ridley Scott

Outro exemplo de grande detalhe na batalha, desde a caracterização dos exércitos em confronto até a estratégia do exército romano e os seus movimentos, o que mostra um óptimo conhecimento da máquina militar romana. A banda sonora então é perfeita a retratar a angústia da batalha.



3) Braveheart de Mel Gibson

Nesta batalha a qualidade não está tanto nos aspectos militares mas no discurso incentivador de William Wallace. É um dos melhores discursos já escritos para cinema e é o ex-libris do filme, além do grito de Liberdade no final do filme. Com uma enorme carga emocional, como em todos os filmes de Mel Gibson este é uma das obras-primas do cinema épico.



4) As Duas Torres de Peter Jackson

A batalha de Helm's Deep é daquelas batalhas que define um filme. Estamos quase todo o filme à espera dela e depois envolve-nos. Desde os primeiros momentos de tensão com o exército aliado nas suas posições defensivas nas muralhas diante do enorme exército de Huruk Ai pronto a atacar, até aos momentos de comédia protagonizados pelo elfo Legolas e o anão Gimli para ver quem matava mais orcs até à quase aniquilação do exército aliado com uma carga final suicida protagonizada pelas personagens principais auxiliadas no momento derradeiro por Gandalf e o resto do grupo de cavaleiros.


5) Spartacus de Stanley Kubrick

Não podia deixar de referir um dos melhores épicos de todos os tempos onde está batalha se torna o fatídico epílogo para os escravos revoltosos liderados pelo gladiador Espartáco.


6) 300 de Zack Snyder

Apesar das várias batalhas que decorrem nesta película, esta por ser a primeira, é talvez a mais significativa devido à demonstração militar dos valoros espartanos. A táctica, a união e a espectacularidade tornam esta batalha uma das melhores.


7) Tróia deWolfgang Petersen

O desembarque na praia por parte de Aquiles e dos seus companheiros é também uma das melhores batalhas já vistas. O seu discurso e incentivo e a sua iniciativa bélica mostram o carácter forte e quase invencível de Aquiles.

 
posted by Carlos
Permalink ¤