quinta-feira, 22 de novembro de 2007,16:17
Torre Solar
Numa altura de eminente crise energética, devido à provável recessão do mercado petrolífero e a uma cada vez maior sensibilidade para as questões ambientais surge esta ideia extraordinária.

Construir uma estrutura gigantesca combinando uma espécie de estufa e uma torre gigantesca em que o fluxo de calor da estufa para a torre gera energia através de turbinas na base da torre. A torre com uma altura de 1000 m seria o edifício mais alto do mundo e geraria por si só 200 MW.



Este projecto foi desenvolvido pelo engenheiro alemão
Jörg Schlaich e está projectado para a Austrália, devido às vastas áreas disponíveis para a construção destas mega-estruturas e alta incidência solar.

Já foi construído um protótipo de menor escala na Espanha, que funcionou entre 1982 e 1989 e que comprovou toda a teoria inerente a este projecto.
__________________________________________________________
P.S.: Já agora, pegando nesta temática das energias renováveis, do próprio mercado da energia e alterações climáticas aconselho a leitura do novo livro de José Rodrigues dos Santos: "O Sétimo Selo" que alerta para estas temáticas.
 
posted by Carlos
Permalink ¤