sábado, 1 de dezembro de 2007,18:42
Dia da Restauração da Independência
1º de Dezembro de 1640! Um grupo de 40 nobres, conspirando contra o governo do rei de Castela e Portugal, Filipe III de Portugal e IV de Castela, ataca o palácio real, aprisiona a duquesa de Mântua, governadora do reino português e mata Miguel de Vasconcelos, o repudiado secretário do governo. É aclamada a restauração da independência de Portugal e D. João, duque de Bragança seu rei, sob o título de D. João IV!

Após 60 anos de domínio filipino, devido à trágica batalha de Alcácer-Quibir que deixou Portugal sem rei, finalmente Portugal decide tomar o seu destino nas suas mãos!

Será esta provavelmente a versão prosaica do feriado que hoje se comemora, mas que apesar de tudo, muitos já se não lembram! Já não é a primeira vez que falo nesta situação de não se respeitarem os feriados e o que eles significam. Se eles existem é para nos lembrar-mos do sucedido e dar-mos significado ao acontecimento.

Se pensarmos bem as coisas não estão tão diferentes: Os espanhóis quase que nos dominam economicamente, estando em quase todas as grandes empresas portuguesas. Até já compram terrenos no Alentejo para explorar a água do Alqueva e, cúmulo dos cúmulos, o governo espanhol fornece subsídios para isso. Grandes vultos portugueses como José Saramago já falam na união ibérica, que nos proporcionaria o desejado desenvolvimento.

Se é assim, porque é que este feriado existe? Será que já não temos orgulho em ser o que somos. Não! Não estou a falar no "orgulhosamente sós" do regime fascista que nos governou anteriormente, ou em "Deus, Pátria e Família" nem em nacionalizações das empresas portuguesas (estamos numa economia de mercado e temos que viver com isso), mas devíamos orgulhar-nos daquilo que fomos e que somos e deixar-mo-nos de complexos de inferioridade. Só quando esta mentalidade mudar é que virá o tão "obsessivo" desenvolvimento.

Tenha-mos orgulho em ser portugueses, não apenas quando joga a selecção mas sempre e a qualquer hora do dia!
 
posted by Carlos
Permalink ¤